06 outubro 2015

Livros Modinha. Pontos Negativos e Positivos!



Hoje escreverei um post que estou com vontade de fazer a muito tempo. Como vocês já estão vendo no título, o post se trata de algo bem interessante (em minha opinião kkk) e que gera também muita polêmica. Espero que vocês gostem do post e fiquem à vontade para postarem suas opiniões aqui nos comentários.
Então, vamos ao ponto principal. Hoje o post se trata sobre os livros modinhas, aqui vou falar os efeitos deles (livros modinhas) e seus principais pontos positivos e negativos.
Gente, a questão é: as pessoas falam horrores de livros “modinhas” e que o povo ler cada vez mais merda (desculpa pela palavra, mas é o que eu vejo falando por aí), lembrando que nem todos falam isso. E o que eu acho sobre isso? Bom, não vejo problemas em as pessoas lerem livros “modinha”, eu mesmo leio vários e eu gosto bastante de ver as pessoas lendo esses livros, até porque, em minha opinião, isso dar oportunidade para as pessoas lerem outros livros e se interessar cada vez mais pela literatura, principalmente no caso de nós, adolescentes.
O que eu mais vejo atualmente são as pessoas reclamando de quem ler livros do John Green e de alguns youtubers brasileiros, como Kéfera e Cristhian Figueiredo. Eu li somente livros do John Green e não tenho muita vontade de ler livros desses youtubers citados acima, porém não tenho nada contra quem lê esses livros.  Sabe por quê?
Bom, vou tentar explicar resumidamente o porquê eu acho isso. A questão é que eu tenho um insta para o blog (@jovensleitores977) e venho acompanhando muitos blogs literários de jovens de 10 a 12 anos e a maioria deles leem esses livros “modinha”, um exemplo é que eles são apaixonados pela Kéfera e muitos gostam da Paula Pimenta, o que me deixa muito feliz. Esses jovens não leem livros do Machado de Assis, por exemplo, até porque ainda são bem novos, mas o fato destes já criarem um blog mostra o quanto eles estão se apaixonando pela leitura, o que um dia vai levar eles a lerem outros gêneros literários. Ou seja, os youtubers, que são um tanto condenados estão incentivando muito à leitura porque a maioria destes jovens acaba lendo esses livros por serem realmente fãs desses youtubers e lembrando que muitos odiavam ler e acabam se apaixonando pela literatura (sim, eu conheço muita gente assim).
Ah gente, mas finalizando com um ponto negativo sobre esta questão. Quando a pessoa já ter bastante experiência com leitura, é bom ela procurar novos gêneros literários, isso vai ajudar muito no vocabulário e na vida dela. Ficar presa somente a livros que todos estão lendo é chato também, a pessoa precisa procurar se identificar com novos livros e não ler ele só porque está "famoso". 

Então isso é o que eu escreverei por hoje, mas ainda pretendo voltar a esse assunto no blog, porém preciso da ajuda de vocês. Espero que vocês deixem seus comentários, com suas opiniões críticas abaixo, que logo postarei uma enquete sobre esse assunto no blog e muitos dos que comentarem aqui vai estar na próxima postagem do blog. 

Beijos <3 

8 comentários:

  1. Super concordo com seu ponto de vista. As pessoas são livres para lerem o que quiserem, e quem somos nós pra julgar o que elas devem ou não ler. É sim um assunto que gera polêmica já que vejo e ouço as mesmas coisas que você sobre quem lê os famosos "modinha". Eu leio. E gosto.
    Depois de um tempo os jovens leitores vão querer ler algo mais desafiador, cada coisa em seu tempo.
    Adorei o post e acompanho o blog sempre.

    Abraço,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post, concordo com cada virgula postada!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem verdade, né?
    Às vezes a modinha é uma porta para livros mais profundos. Eu sempre gostei de ler, mas só virei a louca bookaholic quando comecei a ler as modinhas da minha época, que era Harry Potter e diário da Princesa. Quem sabe pelo menos 1% dos atuais leitores da kefera se tornem futuros leitores de james joyce. hahaha Tenhamos esperança!
    beijos

    www.manualdaerika.com

    ResponderExcluir
  4. Helloo, Bia!
    Quando vi esse post, pensei: vamos ver o que a Bia vai falar sobre isso!!
    Não curto muito livros modinhas. Gosto mais de histórias complexas e intricadas. Bem, eu não lia muito quando era criança, tinha problema para me concentrar, mas quando comecei a escrever mais comecei a ler mais também. E qual foi o livro que comecei? A Culpa é Das Estrelas. Comecei a ler mais e mais, muitos títulos e gêneros diferentes. Depois de um tempo li três livros do autor. Só que aí eu já não gostava mais desse estilo. Tinha ficado saturada com esse tipo de leitura e estava vendo coisas mais maduras se assim posso dizer. Nunca tinha visto por esse ângulo que tu falou até que eu mesma observei o meu caminho de leitura.
    Interessante! Pelo menos as crianças e pré adolescentes estão lendo, né?!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Bom, eu leio desde que me entendo por gente e no alto de meus 22 anos, eu não me sinto nem um pouco incomodada em ler livros considerados modinhas. Não tenho aptidão alguma para ler clássicos, não me prendem de maneira alguma. Ainda persisto neles, mas não são leituras prazerosas. Claro que não vivo apenas lendo John Green e coisas assim, mas gosto mais de fantasia, romance e coisas assim. Toda leitura agrega muito valor e muito vocabulário. Uma leitura, por mais julgada que seja, ensina muito, mesmo que ensine apenas que aquele gênero não é pra você.

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  6. Oi, Beatriz. Como vai?
    Concordo com o teu ponto de vista e acho que os leitores devem sim sair da zona de conforto às vezes e não ficar preso só no que as outras pessoas também estao lendo!

    bjs
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia!
    Reealmente tem pontos positivos e negativos. Geralmente eu não leio mt os modinhas, acabo lendo outros do mesmo estilo mas outras histórias, mas acabo lendo tudo no final rsrs acho importante tambem intercalar leituras diferentes, antigas ou novas, isso agrega mt né?
    gostei da postagem viu!
    obrigada viu!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não vejo problemas nenhum em ler livro modinha, pra mim o problema é dizer que gostou só pq esta na moda, alguns livros da moda eu não gostei ai sempre vem alguém e diz : Nossa como você não gostou, tá todo mundo gostando ?. Isso me faz pensar que algumas pessoas dizem que gostam pq outros gostaram.

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    participe do concurso que está rolando lá no blog

    ResponderExcluir

Olá, fique à vontade para comentar no blog. Deixe o link do seu blog também, que visitarei ele assim que ver seu comentário. Obrigada pela visita ♥



© Jovens Leitores - 2015. Todos os direitos reservados | Criado por: Irisvanda Bento Vieira .