24 setembro 2015

Resenha: A máquina de contar histórias

Título: A máquina de contar histórias
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novo Conceito (selo Novas Páginas)
Número de páginas: 192

Sinopse: Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.
Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V.
Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.


"Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar."

O livro conta a história de Vinícius Becker, um famoso escritor, romancista e que dedica sua toda sua vida aos seus livros, sendo esses bem envolventes e que deixam os fãs loucos. Mas na vida real isso é diferente, sua vida é completa de solidão, isso porque sua esposa morreu e ele por ser uma “Máquina de contar histórias” não acompanhou a vida de sua esposa e nunca esteve ao lado dela durante a sua doença.
Após a morte da sua esposa, ele tem que reconquistar suas filhas, principalmente a Valentina, que está totalmente magoada por ele pensar somente nos seus livros e não se preocupar com sua família, a eterna “Família V”. Agora, Vinícius tem um obstáculo enorme, que é conquistar suas filhas e fazer ressurgir o amor fraterno que existe dentro delas, mas essa não vai ser uma tarefa fácil.
A Máquina de contar história é uma leitura bastante envolvente e uma leitura bem rápida, toda a história gira em torno do perdão, que em minha opinião, não é nada fácil perdoar alguém, ainda mais uma pessoa como Vinícius que só pensou em sua carreira e não se preocupou com sua esposa. Eu mesma se tivesse no lugar de suas filhas demoraria muito para perdoar o pai, até perdoaria, mas iria levar um tempo para isso. Mesmo eu sendo religiosa (católica), eu sei o quanto o perdão é importante na minha religião, mas perdoar não é fácil e isso leva muito tempo.


"– Pois se ainda assim você acha a vida parecida com os mundos que inventa nos seus livros, saiba que está enganado. Há um mundo aqui fora muito mais perfeito." 

O que eu gostei bastante no livro, como já falei foi como o Mauricio mostrou o significado do perdão, mas o que eu gostei ainda mais foi porque o livro do Mauricio mostra muito a cultura, nele são citados vários escritores e também obras artísticas, como Pablo Picasso e outros, seu livro envolve bastante a música também, o que torna a leitura ainda mais fluente. Porém, eu acho que o livro foi muito simples, eu gosto de livros mais detalhistas e a “máquina de contar histórias” me deixou um pouco com uma pitada de curiosidade, queria saber um pouco, com certeza eu esperava mais do final. Principalmente em relação a música da Valentina.


Beijos <3 

6 comentários:

  1. adorei o livro! Com certeza já está na minha wishlist, só tenho que dar um tempo pq foi mês de bienal do livro, então imagina..... hahhaha

    beijinhossss, Mundo de lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, pelo menos você foi à bienal. E eu aqui, estava louquinha para ir.
      Abraços!

      Excluir
  2. Oi
    tenho curiosidade em ler esse livro,
    deve ser legal a história e acho legal quando abordam temas como família de um Pai tentando reconquistar
    as pessoas que ama, quero conhecer a escrita desse autor.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita do autor é bem fluída e interessante, super fácil também. Recomendo!
      Beijos.

      Excluir
  3. "Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar." Apaixonei na frase! É bem isso e, nós, leitores, temos que saber valorizar isso mais e mais a cada dia! *_*

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, fique à vontade para comentar no blog. Deixe o link do seu blog também, que visitarei ele assim que ver seu comentário. Obrigada pela visita ♥



© Jovens Leitores - 2015. Todos os direitos reservados | Criado por: Irisvanda Bento Vieira .