26 setembro 2015

Resenha: Laranja Mecânica


Título: Laranja Mecânica
Autor: Anthony Burgess
Editora: Aleph
Páginas: 352
Classificação

Sinopse: Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.N


"É curioso como as cores do mundo real parecem muito mais reais quando vistas no cinema." 

Creio que jamais conseguirei escrever uma resenha a altura deste livro. Laranja Mecânica é simplesmente fantástico, mesmo não sendo uma leitura fácil, pelo fato de conter palavras que misturam o russo com o inglês, linguagem esta, criada pelo próprio Anthony Burgess. Mas com o tempo você vai se acostumando com a linguagem que a linda Editora Aleph fez questão de traduzir para nós, leitores.
Laranja Mecânica é um livro muito famoso, principalmente por causa do filme (que eu ainda não assitir). O livro surgiu em uma época conturbada, onde escrever distopia não era nada modinha, por isso o livro acabou sendo bem criticado.
Agora vamos ao ponto principal, o que se trata o livro?
Então, Laranja Mecânica narra à história de Alex, um jovem de 15 anos, que participa de uma gang de jovens que cometem crimes, por pura diversão. Em partes, o livro é muito violento, mas não deixa o leitor apavorado, pelo menos eu não fiquei haha. O livro acaba se tornando violento porque a gang de Alex é mesmo um terror, eles comentem crimes horríveis, por exemplo, o estupro.
O livro é dividido em 3 partes, cada uma contendo 7 capítulos. A primeira parte fala sobre o tipo de vida que Alex e seus amigos levam. A segunda parte narra o período de Alex na prisão. E a terceira parte fala sobre como inserir Alex de volta à sociedade.  
Chega que um grande dia, Alex e seus “druguis” (amigos, linguagem citada acima) resolvem roubar a casa de uma senhora, mas eles acabam se ferrando na hora que a polícia chega até a casa da senhora. Alex acaba sendo traído por seus “druguis”, e é preso naquela noite.
Após muito tempo na prisão, Alex continua demonstrando seu lado violento, por isso, o governo resolve lhe submeter a uma fase de experimentação, chamado Técnica Ludovico. Esse teste tende submeter o indivíduo a diferentes fases, uma delas é colocar o indivíduo em um quarto para assistir filmes muito violentos e fazer com que o indivíduo pense estar na vida real.
Enfim, para saber o final, você terá que ler o livro, haha. Recomendo o livro a todos, ele é simplesmente fantástico (já falei isso kkk). Com certeza, se você é fã de distopia, irá amar esse livro e se apaixonar ainda mais pelo autor.

"A virtude vem de nós mesmos. É uma escolha que só a nós pertence. Quando um homem perde a capacidade de escolher, deixa de ser homem."

Ah gente, eu não poderia deixar de parabenizar à Editora Aleph por essa linda edição. Pena que o livro foi emprestado da biblioteca da minha escola e não é meu :( 

Beijos <3 

2 comentários:

  1. Ótimo texto, Beatriz. Realmente esta edição é linda, quando estiver com tempo tente assistir o filme, Rubrick fez um bom trabalho.

    Abraço.
    www.quadro42.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz,

    Adorei a resenha, tenho muita vontade de ler esse livro. Mas fico deixando para depois! Só assistir ao filme há um tempão. Pretendo ler assim que conseguir comprar essa edição LINDAAAA. A editora arraou muito!

    Seguindo seu blog :)

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, fique à vontade para comentar no blog. Deixe o link do seu blog também, que visitarei ele assim que ver seu comentário. Obrigada pela visita ♥



© Jovens Leitores - 2015. Todos os direitos reservados | Criado por: Irisvanda Bento Vieira .